É uma religião, milenar em seus fundamentos, que são os mesmos que presidiam o reencontro com Deus desde o início da raça humana no planeta, é cósmica, por esses fundamentos serem baseados nos 4 pilares do conhecimento humano que são: a filosofia, a ciência, a arte e a religião.
Filosofia + Ciências = Sabedoria
Arte + Religião = Amor
Sabedoria + Amor = Lei de Deus
Tudo isso unido é a Umbanda que traz uma compreensão maior do próprio homem, e o papel de cada um no universo cósmico.
É evolutiva, pois dentro dela ha variações entre os templos, obedecendo às necessidades dos que a procuram, há diferenças também em seus rituais, pois as pessoas vão evoluindo e adquirindo valores espirituais superiores e com isso os rituais vão gradativamente se tornando mais sutis.
É brasileira, pois o AUMBHANDAN foi revelado no início da humanidade, onde hoje é conhecido como Planalto Central brasileiro.
A Umbanda é CRISTÃ, e tem Jesus Cristo (Pai Oxalá) como o supremo regente do planeta Terra, é cristã, mas Não é Católica, apesar de alguns terreiros utilizarem imagens de Santos Católicos relacionada com os Orixás apenas na tentativa de dar forma para as pessoas com dificuldades de imaginar um ser espiritual sem a forma humana.
Material retirado do livro:
CULTURA UMBANDÍSTICA- Ed. Ícone 1994 – Brasão de Freitas / Roger T. Soares / William C. Oliveira.
A importância da divulgação e o reconhecimento da Umbanda, não é responsabilidade de um e sim de todos, pois todos nós (dirigentes, filhos de fé ou simpatizantes) podemos e devemos contribuir com uma parcela, por menor que seja!… Como?
Simples… nos dizendo umbandistas, não só com palavras, e sim exemplificando com atitudes, através da conduta moral, da integridade, com a consciência que somos representantes da Nossa querida Umbanda. Alguns podem falar que isso é querer dar “a cara a tapa”, e vejo de outra forma, acredito que temos que mostrar “a cara” para não ser batida.
Afinal, quando nos perguntam qual nossa religião? O que respondemos? Alguns por medo do “preconceito” se dizem espíritas, espiritualistas, etc. Não meus irmãos, somos UMBANDISTAS, não espíritas…
Como queremos respeito, se não queremos mostrar a Umbanda para que ela seja respeitada? (é no mínimo incoerente). E para isso não estamos sozinhos, contamos com o apoio e proteção das entidades espirituais. Somos veículos de Caboclo, Pai Velho, Criança e Exu, o que nos dá muita satisfação e NUNCA VERGONHA!
Vamos pensar um pouco… chega de nos escondermos!
Aranauam… Saravá à todos!
Valdinês (Abatemy)
Como sempre dizemos:
Ser umbandista no terreiro é fácil, mas e fora dele? Seguramente isso não é nada fácil.
Como toda religião, a Umbanda visa aperfeiçoar o espírito, que está em constante evolução. A doutrina Umbandista vem preparando todos nós para que cada vez mais possamos melhorar conosco e com o próximo. Então não basta ser uma pessoa caridosa, bondosa, correta só no terreiro. Devemos dar o nosso maior exemplo fora dele.
O Umbandista não deve provar nada a ninguém, mas suas atitudes são MUITO OBSERVADAS por todos, pois quem não conhece a Umbanda em seus reais fundamentos acreditam que ela não passa de:
PORTANTO, UMBANDISTA DE VERDADE DEVE MOSTRAR:
COM SUA CONDUTA, SUAS ATITUDES TODO O ENSINAMENTO QUE RECEBE No TERREIRO, ATRAVÉS DAS ENTIDADES E DOUTRINA.
ESSE É O CAMINHO PARA FAZER A DIVULGAÇÃO E TRAZER O RESPEITO PARA A RELIGIÃO-CIÊNCIA.
A principal missão das entidades do Movimento Umbandista é tão somente prestar a caridade. E por sua vez, a dos médiuns também deveria ser. Mas não apenas no terreiro, mas em todas as áreas da sua vida.
Conhecemos muitas pessoas que se dizem umbandistas, e fora do terreiro tem uma conduta completamente contrária àquilo que pregam.
Ora devemos pelo menos ser coerentes com aquilo que falamos e fazemos, não podemos dizer: “Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”.
NÃO PODEMOS IR CONTRA AQUILO QUE ACREDITAMOS COMO REAL E VERDADEIRO. AQUELES QUE AGEM ASSIM É PORQUE NÃO TEM NENHUMA CONVICÇÃO DO QUE FAZEM.
Os ensinamentos das entidades devem ser aplicados diariamente em nossas vidas. O médium incorporante deve registrar aquilo que seu mentor guarda em seu subconsciente durante as consultas, para que ele possa aplicar tais ensinamentos no seu dia a dia, em sua própria vida.
Nossa CARIDADE deve começar dentro de nossos lares, de nossas casas, com nossos familiares. É COM ELES QUE TEMOS AS MAIORES DÍVIDAS. Com já disse o sábio espírito ANDRÉ LUIZ, “os parentes são os marcos vivos das primeiras grandes responsabilidades do ser encarnado”.
Isto significa que:
Geralmente nossa família é composta por seres ligados a nós em vidas passadas, e que tem conosco uma relação de créditos e débitos.
São nossos credores ou devedores de vidas passadas. O lar é um templo redentor de almas endividadas. A família é o maior meio de ajustes entre os seres espirituais.
Qual forma mais sábia de fazer com que grandes inimigos de vidas passadas, com sentimentos recíprocos de ódio, vingança, mágoa, etc. Se aceitem?
É fazendo com que em vidas futuras compartilhem da mesma família como irmãos, pais, filhos, etc.
Conhecemos muitas pessoas com sérios problemas de entrosamento em seus lares, porque algum ou alguns de seus familiares tem problemas dos mais variados.
Os mais comuns são em que o familiar é doente, tem problemas psíquicos, psicológicos, enfim, causa transtorno a todos seus familiares.
Nesses casos devemos conter nosso ímpeto rebelde, mantermos a calma e a paciência e tentarmos compreendê-los da melhor forma possível.
Não devemos ser grosseiros nem estúpidos s e sim entendê-los do jeito que são. Seguramente esses seres doentes não estariam em nossa família por puro acaso, e sim porque alguns dos familiares têm graves débitos a cumprir com esses seres.
Na maioria das vezes os familiares foram responsáveis por essas anomalias em outras vidas, ou lhe fizeram muito mal e agora, conforme a Lei Divina, devem ajudar essas criaturas a saírem da situação em que se encontram. Não adianta ignorá-los, tratá-los mal, pois isso só irá agravar mais ainda sua dívida perante aquele ser e a sua situação perante a Lei Kármica.
PORTANTO, DEVEMOS DAR MUITO VALOR A NOSSA FAMÍLIA E AGRADECERMOS A DIVINA OPORTUNIDADE DE PODERMOS RESGATAR COM SEUS SERES ANTIGAS DÍVIDAS DO PASSADO E FICARMOS EM EQUILÍBRIO PERANTE A LEI DIVINA.
DEVEMOS EVITAR OS GRAVES DESENTENDIMENTOS, pois agindo assim estamos agredindo a evolução, estamos incorrendo nos mesmos erros anteriores e dificultando ainda mais o consenso, que inevitavelmente terá que acontecer demore quanto tempo for necessário, portanto não devemos desperdiçar esta chance!
Devemos melhorar os contatos diretos ou indiretos com nossos pais, irmãos, tios, primos e demais familiares para que a Lei não venha cobrar-lhe NOVAS E MAIS ENÉRGICAS experiências em PRÓXIMAS ENCARNAÇÕES.
A Umbanda não tem normas nem Leis que inibam a liberdade de ninguém. Ela não proíbe ninguém de fazer isso ou aquilo, ela apenas nos mostra o caminho, e cabe a cada um de nós, segundo nosso livre arbítrio, escolher, por onde quer ir. As entidades sempre dizem:
A UMBANDA NÃO ESCRAVIZA, LIBERTA!
Ouvimos muitas pessoas dizerem: “isso” minha religião não permite”, mas será que você realmente acredita naquilo?
A Umbanda acredita na capacidade de cada um escolher seu caminho, de saber o que realmente é ideal para si. É claro que necessitamos às vezes de alguns esclarecimentos, de alguém para mostrar o caminho a ser seguido, mas nunca de forma imposta.
SOMOS RADICALMENTE CONTRA AQUELES QUE DIZEM QUE TUDO ESTÁ TRAÇADO, QUE NOSSO DESTINO JÁ ESTÁ SELADO.
Ora, se assim fosse, para que vivermos se somos marionetes nas mãos de um Deus tão cruel, que nos faz sofrer para aprendermos a lição? Acreditamos em predisposições para tais circunstâncias.
Exemplo:
Uma pessoa tem predisposição para morrer de infarto. Isto é uma predisposição, que conforme sua conduta em vida pode ocorrer ou não.
Há também aqueles que dizem saber exatamente quando vão morrer porque é seu destino. Como já dissemos, há uma predisposição e não uma imposição. Conforme a nossa conduta, podemos antecipar ou prolongar a nossa vida terrena.
Essa é a famosa LEI DO KARMA ou das CAUSAS E EFEITOS. Todos temos uma predisposição para uma série de acontecimentos e realizações em nossas vidas, que podem acontecer ou não conforme a nossa conduta enquanto encarnados.
Infelizmente já ouvimos alguns de nossos amigos dizerem que a vida é para viver intensamente, visando apenas prazer, porque estamos aqui a passeio. Acreditar nisso seria acreditar que
Devemos ter ciência que a nossa estadia no planeta como encarnado é uma benção divina. Muitos seres perdidos, emaranhados em seriíssimas confusões, mentais e astrais, aguardam ansiosos por essa oportunidade, visando melhorarem-se e diminuírem os débitos adquiridos em vidas passadas.
A reencarnação é:
Se estamos no corpo físico, é porque temos sérios compromissos a cumprir. Quantos e quantos seres desencarnados atolados no mal, gostariam de ter essa oportunidade, e reencarnar para saldar suas dívidas perante a Lei.
Só para deixar bem claro:
Se estamos encarnados: não é por acaso, temos sérios compromissos a cumprir, muitos credores batem à nossa porta.
Então não se iluda pensando que a vida é uma eterna diversão, que estamos aqui para gozar dos prazeres da vida terrena.
Há coisas muito mais sérias esperando por você desperte para realidade!
A doutrina de Umbanda tem justamente essa finalidade, de ajudar as pessoas a enfrentarem os problemas do cotidiano com paz e serenidade, colocando em prática o que é aprendido com as entidades. Nos revela, de forma clara e simples, o modo ideal de encararmos a vida como ela realmente é.
A nossa preocupação é dar formação espiritual, para que as pessoas possam levar suas vidas com mais tranquilidade, entendendo os porquês de certas coisas acontecerem tão frequentemente, pois tendo tais conhecimentos, seguramente suas vidas serão mais amenas e mais intensivamente vividas.
A intenção das entidades de Umbanda é fazer com que a vida das pessoas possa ser compreendida de uma forma melhor, que as pessoas não encontrem tanta dificuldade em entender as coisas que a ciência não consegue explicar, tais como a morte, Deus, etc.
Os umbandistas não são melhores nem piores que ninguém. Não temos nenhuma vocação para “santos”. Queremos ser apenas o que somos, pessoas normais como todas as outras, que acreditam em um Deus e na imortalidade do espírito.
Dizemos isto porque muitas pessoas pensam que ser religioso é ser santo, é privar-se das coisas boas da vida. Conversa mole! Isto é pura preguiça, é falta de coragem de encarar a vida de frente. Alguns têm até vergonha de dizerem que frequentam ou que são praticantes de alguma religião. Imaginem só!…
Acreditamos que a vida material é importante, mas não teria o menor sentido sem a vida espiritual, pois só levaremos as nossas ações, nosso comportamento enquanto encarnados, a nossa educação espiritual será a nossa maior riqueza.
Os mentores do Astral, irão nos direcionar após o desencarne segundo a nossa conduta, conforme o grau de espiritualidade. Quando morrermos seremos todos iguais, o que irá nos diferenciar uns dos outros é o nosso Aura, que reflete todas as nossas ações, pensamentos, sentimentos através de sua coloração.
Por isso é que todos deveríamos dar mais importância ao nosso lado espiritual, nos educarmos espiritualmente.
A vida é ótima, mas é uma etapa passageira, um dia passará. Vamos criar em nós um sentimento de AMOR AO PRÓXIMO, afinal todos nós habitantes do planeta Terra, somos uma imensa família que resgata junto algo que foi perdido há milhões de anos, a Tradição Cósmica.
Portanto, deixemos de lado as mesquinharias materiais e vamos nos preocupar com a essência espiritual. Não devemos nos esquecer que temos um compromisso a cumprir e um caminho a seguir. Não podemos nos deixar levar pelas grandes ILUSÕES da vida terrena.
O que é ser uma pessoa espiritualizada?
VAMOS LÁ, NÃO CUSTA NADA TENTAR!
VOCÊ NÃO VAI SE ARREPENDER!
GRANDES AMIGOS O ESPERAM.
A UMBANDA AO ALCANCE DOS JOVENS – Autor: Domingo Rivas Miranda Neto (ITAMIARA)
Obs. caso tenha oportunidade, leia esse livro, é muito esclarecedor, usa uma linguagem fácil, e aborda tópicos do nosso dia a dia.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |