Pai Joaquim de Aruanda – TUPJA Sorocaba

Ervas na Umbanda

Ervas

O elemento vegetal é muito importante para a manutenção e equilíbrio dos seres vivos.

 

Através de processos variados os vegetais retiram o Prana da natureza, seja através do Sol, da Lua, dos planetas,  da terra, da água, etc.

São portanto, grandes reservas de éter vital e que através dos tempos, o ser humano, descobriu estas propriedades.

 

Usamos os vegetais, desde a alimentação até a magia, sempre transformando a energia vital, através de processos e rituais.

Os vegetais são diretamente influenciados pela natureza. A lua e o sol, são os astros que muito influenciam a absorção do prana e devemos conhecer estas influências.

Uma delas, estaremos enfocando, que é a influência lunar sobre os vegetais.

 

Fases Lunares

As quatro fases lunares, que tem duração de sete dias cada, faz-se necessário conhecê-las, pois em duas fases existe o que chamamos de quinzena positiva, propícia para a colheita de ervas para rituais diversos na Umbanda (banhos, defumações, etc.) e nas outras duas temos a quinzena negativa, pois a concentração de éter, nas folhas, frutos e flores,  é muito baixa.

Lua Nova

Lua Nova

Esta fase lunar, caracteriza-se pela “ausência” da lua.É a primeira fase da quinzena positiva, pois o éter vital concentra-se na parte superior do vegetal, isto é, nas folhas, frutos, flores e caules superiores. Assim, é uma das fases propícias para a colheita de elementos vegetais.

Lua Crescente

Lua Crescente

É a fase complementar, ou segunda fase da quinzena positiva. O éter vital, ou corrente prânica, ainda está nas folhas, flores e frutos. Está se dirigindo das extremidades das plantas para o seu centro.

Lua Cheia

Lua Cheia

É a fase que está na quinzena negativa, não sendo propícia a colheita de ervas, para efeitos ritualísticos, pois o prana ou éter vital, está no caule principal e dirige-se às raízes, para completar o ciclo.

Lua Minguante

Lua Minguante

Nesta fase lunar, o prana concentra-se na raiz, vitalizando-a, permitindo que ela extraia os nutrientes necessários do solo. Não é uma fase propícia para a colheita de ervas, pois está na quinzena negativa.

Ervas Solares e Ervas Lunares

Existe também a questão das ervas solares e as ervas lunares, onde colhemos as solares durante o dia e as lunares durante a noite.

Os vegetais são de maneira geral, condensadores das energias solares e cósmicas. Há ervas que recebem influxos mais diretos de certos planetas ou luminares, sendo, portanto, ervas particulares desses planetas.

 

Os corpos celestes são a concretização de certas Linhas de Forças de um determinado Orixá, assim, por extensão, temos ervas de determinado Orixá.

PLANTAS DA LINHA DE OXALÁ

REGIDAS PELO SOL = Arruda, Arnica da horta, Erva-cidreira, Erva de S. João, Laranja (folhas), Alecrim do mato, Alecrim miúdo, Poejo (folhas), Levante (folhas), Erva de Oxalá, Girassol (folha), Bambu (folhas). Guiné,  Boldo (tapete de Oxalá)

PLANTAS DA LINHA DE YEMANJÁ

REGIDAS PELA LUA = Unhas de vaca, Picão do Mato, Folhas de Lágrimas de Nossa Senhora, Ervas quaresma, Abóbora d’anta, Mastruço, Trevo (folhas), Chapéu de couro, Açucena, Rosa Branca (folhas),  Erva de Santa Bárbara, Oriri de Mamãe Oxum. Pariparoba, Manacá, Quitoco, etc.

PLANTAS DA LINHA DE YORI

REGIDAS POR MERCÚRIO = Amoreira (folhas), Anil (folhas), Erva Abre-caminho, Alfazema, Suma-roxa, Quina-roxa (folhas), Capim Pé de Galinha, Salsaparrilha, Arranha-gato, Manjericão, Crisântemo, Morango, Pitanga.

PLANTAS DA LINHA DE XANGÔ

REGIDAS POR JÚPITER = Maria-negra, Limoeiro (folhas), Erva Moura, Aperta-ruã, Erva Lírio, Maria preta, Café (folhas), Mangueira (folhas), Erva de Xangô,Abacateiro, Parreira, etc.

PLANTAS DA LINHA DE OGUM

REGIDAS POR MARTE =  Losna,  Romã (folhas), Espada de Ogum, Flecha de Ogum, Erva de Coelho, Cinco Folhas, Macaé, Erva de Bicho (Folhas de Jurupitan), Jurubeba (folhas).

PLANTAS DA LINHA DE OXÓSSI

REGIDAS POR VÊNUS = Malva-rosa, Malvaísco, Mil folhas, Sabugueiro, Funcho,Sete Sangrias, Cravo de defunto, Folhas de Aroeira, Azedinho, Fava de quebrante (folhas), Gervão roxo, Grama pernambuco, Grama barbante, erva-doce.

PLANTAS DA LINHA DE YORIMÁ

REGIDAS POR SATURNO = Mal-com-tudo, Guiné-piupiu, Negramina, Tamarindo (folhas), Eucalipto (folhas), Cipó caboclo, Cambará, Erva grossa, Vassoura preta, Vassoura branca. Bananeira.

ESSÊNCIAS

Essências Sagradas

As essências são perfumes ou voláteis odoríficos que harmonizam as vibrações do individuo.

 

Tudo no Universo está em movimento, ou seja, tem uma freqüência vibratória “ondas”, portanto o homem também vibra, e DEVE VIBRAR EM HARMONIA com a vibratória do Universo, para isso precisamos de ajuda !!!

 

As essências odoríficas e incensos, além de estimularem as sensações através do olfato, propiciam algumas coisas interessantes em termos de energias sutis, mas precisamente em relação ao nosso corpo duplo-etérico ou ao nosso aura, envolvendo reforço, proteção, enfim, funcionando também como um bálsamo às nossas necessidades.

 

Os perfumes, as essências queimadas (incensos, ou no difusor) HARMONIZAM, ESTABILIZAM as vibrações dos seres encarnados, predispondo-os :

 

  • A vibrações mais elevadas;
  • Renovação do campo mental;
  • Melhores pensamentos;
  • Raciocínio mais claro;
  • Harmonização consigo mesmo.

BANHOS DE ESSÊNCIAS

  •  Pode ser usado em QUALQUER FASE LUNAR 
  • Qualquer horário 
  • DEVEM PASSAR PELA
  • CABEÇA 
  • Coloca-se 3 gotas de uma essência ou combinação de 1 gota de 3 essências em 1 litro de água, 
  • O vasilhame deve ser um vidro escuro, para não precipitar os fluidos com a passagem total de luz. 
  • Agitar para misturar 
    Mentalizar a cor do Orixá (ver tabela acima) 
  • Respirar muito suavemente 
  • Esperar os 3 minutos p/ enxugar-se

Obs.: as essências podem ser utilizadas de diversas formas :

  • Banhos
  • Lenço umedecido
  • Borrifador individual
  • Em ambientes
  • Difusores
  •  Pano úmido no chão e móveis 

  • Algodão umedecido em roupa

    Tudo isso ajudará trazer bem estar, harmonia interior e aumento no magnetismo pessoal.


       No dia-a-dia, tanto em locais de trabalhos espirituais, materiais ou domésticos, para evitar aproximações indesejadas, coloque três tabletes de cânfora em combuquinha com álcool .

Bibliografia:

  • Umbanda- A Proto-Síntese Cósmica
  • Umbanda – O Elo Perdido
  • Umbanda – O Arcano dos Sete Orixás
  • Fundamentos Herméticos de Umbanda
error: Content is protected !!