AS SETE LINHAS DE UMBANDA

Todas as entidades que militam na Corrente Astral de Umbanda estão dentro de uma das 7 linhas, que são:

 

  Id

LINHA OU VIBRAÇÃO DE ORIXALÁ:

Estas Entidades usam roupagem de Caboclos. São as mais perfeitas nas manifestações. Não fumam, mesmo no grau de Protetores. Suas vibrações fluídicas começam se fixando pela cabeça, por cima, na altura da glândula pineal e vai até aos ombros, com uma sensação de friagem pelo rosto, tórax, e certo nervosismo que se comunica de leve ao Plexo Solar. A respiração faz-se quase somente pela narina direita, entrecortada de suspiros longos. O movimento que indica o controle na matéria vem com um sacolejo quase que geral no corpo.
Falam calmos, compassado e se expressam sempre com elevação, conservando a cabeça do aparelho(médium), ora baixa ora semi levantada...
Baixam raras vezes e só o fazem, quando encontram o médium em excelente estado mental, e moral. As entidades apresentam-se invariavelmente calmas, quase não falam, consultam pouco e não assumem "chefia de cabeça", porém são sempre auxiliares.

 

  Id_Yemanja

LINHA OU VIBRAÇÃO DE YEMANJÁ:

Fazem sentir seus fluídos de ligação pela cabeça, braços e joelhos. Balançam o corpo do aparelho (médium) suavemente, levantando os braços em sentido horizontal, flexionando e tremulando as mãos, arfando um pouco o tórax, pela elevação respiratória e balançando a cabeça, tomam o controle do médium. Gostam, de trabalhar com água salgada ou de mar, fixando vibrações, porém serenos sem encenações.

 

  Id_Yori

LINHA OU VIBRAÇÃO DE YORI:

Essas entidades, altamente evoluídas, externam pela máquina física, maneiras e vozes infantis, mas de modo sereno, às vezes apenas um pouco vivas.
Atiram seus fluídos sacudindo ligeiramente os braços e as pernas e tomam rapidamente o aparelho pelo mental. Gostam quando no plano de Protetores, de sentar no chão e comer coisas doces, mas sem desmandos.
Dão consultas profundas e são os únicos que adiantam algumas provações que ainda temos que passar, se insistirmos nisso.
  Id_Shango

 

 

 

 

 LINHA OU VIBRAÇÃO DE XANGÔ:

Essas entidades usam a forma de Caboclos, e se entrosam no Corpo Astral de maneira semi brusca, refletindo-se em arrancos no físico; suas vibrações atingem logo o consciente do aparelho (médium), forçando-o do tórax a cabeça, em movimentos de meia rotação e pela insuflação de suas veias do pescoço, com aceleração pronunciada do ritmo cardíaco, na respiração ofegante, até normalizarem seu domínio físico.
Emitem não uma espécie de som silvado, da garganta para os lábios, que parece externar o ruído de uma cachoeira ou de um surdo trovejar... Não gostam de falar muito

 

  Id_Ogum

 

LINHA OU VIBRAÇÃO DE OGUM:

Têm a forma de Caboclos. Estas entidades vibram também com força sobre o Corpo Astral, fixando seus fluídos pelas costas e cabeças, precipitam a respiração e tomam o controle do físico, quando o alteram para um porte desempenado. Geralmente dão uma espécie de "brado" que, num bom aparelho, se entende bem as duas sílabas da palavra OG-UM, como invocação à Vibração que o ordena.
Esses espíritos gostam de andar de um lado para outro e falam de maneira forte, vibrante e em todas suas atitudes demonstram vivacidade.
  Id_Oshossi

 

 

 LINHA OU VIBRAÇÃO DE OXOSSI:

Têm a forma de Caboclos; os Orixás, Guias e Protetores são suaves em suas apresentações ou incorporações. Jogam seus fluídos pelas pernas, com tremores e ligeiras flexões das mesmas.Falam de maneira serena e seus passes são calmos, assim como seus conselhos e trabalhos.

 

  Id_Yorima

LINHA OU VIBRAÇÃO DE YORIMÁ:

Essas entidades são verdadeiros magos, senhores da experiência e do conhecimento em toda espécie de magia. São os Orixás-Velhos da Lei de Umbanda - São donos dos mistérios da "Pemba" nos sinais riscados, da natureza e da Alma Humana. Têm a forma de pretos-velhos e se apresentando humildemente, falando um pouco embrulhado, mas, sendo necessário, usam a linguagem correta do aparelho(médium) ou do consulente.
Geralmente gostam de trabalhar e consultar sentados, pitando cachimbo, sempre numa ação de fixação e eliminação, através de sua fumaça.
Falam compassados e pensando bem no que dizem. Seus fluídos são fortes , porque fazem questão de "pegar bem" o aparelho(médium). Começam suas vibrações fluídicas de chegada, sacudindo a cabeça.
Cansam muito o corpo físico, pela parte dos rins e membros inferiores, com a posse do aparelho, conservando-o sempre curvado. Seus fluídos de presença vem como uma espécie de choque nervoso sobre a matéria e emitem um resmungado da garganta aos lábios, quando se consideram firmes na incorporação

 


 

 triangulo








AS TRÊS FORMAS DE APRESENTAÇÃO

As 3 formas de apresentação dos mentores espirituais, são:

·        PRETOS VELHOS (PAI PRETO) 
representando a HUMILDADE, SABEDORIA

·        CABOCLOS (de ORIXALÁ/ OXOSSI/ XANGÔ/ OGUM/ YEMANJÁ), representando a SIMPLICIDADE, a FORTALEZA

·        CRIANÇAS, 
representando a PUREZA, o AMOR.

 Vamos ver os atributos de cada forma de apresentação:

 CRIANÇAS

Essas entidades se manifestam de forma muito singela, com vozes infantis, são verdadeiros MAGOS DA PUREZA, transmitem as mais puras vibrações de alegria e amor universal. Trazem ao ambiente a alegria e a pureza, características, realmente, da fase da infância.

CABOCLOS: 

Essas entidades se manifestam produzindo em seus médiuns uma postura ereta e voz vibrante, são os MAGOS DA FORTALEZA, transmitem uma sensação de segurança, porém com muita simplicidade. Despertam nas pessoas a fortaleza moral.

PAIS VELHOS ou PRETOS VELHOS

Essas entidades se apresentam de forma simples, produzindo vozes muito calmas e fazendo com que seus médiuns se curvem. São os MAGOS DA SABEDORIA, trazem consigo vibrações de paz, serenidade e muita humildade. São entidades que carregam o peso da experiência, são sapientíssimas, mas sempre demonstrando muita humildade

Doutrina do Tríplice Caminho

 

Fica evidente que só entidades espirituais elevadas, já destituídas de qualquer atavismo espiritual (conceitos humanos), conhecedora da sistemática evolutiva planetária, poderiam atuar no Movimento Umbandista.

Mas para serem aceitos, esses Mestres planetários, adaptaram sua forma para melhor entendimento da coletividade.

Todos sabemos que as espíritos superiores estão livres dos atributos como idade, raça, língua ou religião, contudo escolheram as formas de : Crianças, caboclos e pais velhos

Pq ??? Assim os brasileiros de origem indígenas se identificariam com os caboclos... os de origem africanas com os pais velhos... os de origem européia com as crianças...

 

- no aspecto representativo:

As 3 etapas da vida humana (infância, maturidade e senilidade) em todas as raças

 

- no aspecto de valores:

CRIANÇA é símbolo do AMOR e PUREZA

CABOCLO é símbolo da FORTALEZA e SIMPLICIDADE

PAI VELHO é símbolo da SABEDORIA e HUMILDADE

 

Obs.: Isso em todo o planeta, adaptando as representações aos aspectos regionais (exp. Um velho mestre oriental na china e etc...)

 

O objetivo da Umbanda é resgatar para o homem sua cidadania espiritual, perdida pelo egoísmo, vaidade e orgulho. Para restituir a SANIDADE ESPIRITUAL do homem os MESTRES ASTRAIS se apresentam como:

Mestres da SABEDORIA (atuam no Campo MENTAL)

Mestres do AMOR e PUREZA (promovem a cura dos sentimentos)

Mestres da FORTALEZA e ATIVIDADE (atuam na energia física dos consulentes)


Vemos isso nos Templos de Umbanda, sem que os consulentes percebam...

Os Pais velhos orientam as mentes através dos conselhos e experiências

As Crianças infundem alegria, bom animo e felicidade

Os Caboclos trazem energias dos sítios da natureza, para saúde, impulso e movimento dos filhos de fé .

 

A tríplice manifestação dos Mestres Astralizados na Umbanda visa trazer:

  • Equilíbrio na mente
  • Estabilidade no sentimento
  • Harmonia nas ações

 

No momento da cosmogênese, conhecido como big-bang, 3 fenômenos concretizaram a criação:  

  • A LUZ
  • O SOM
  • O MOVIMENTO

Na doutrina do tríplice caminho, temos 3 doutrinas convergentes denominadas:

  • Doutrina TÂNTRICA corresponde a LUZ
  • Doutrina MÂNTRICA corresponde ao SOM
  • Doutrina YANTRICA corresponde ao MOVIMENTO

 

 

A doutrina TÂNTRICA é o caminho para a purificação e sublimação do ORGANISMO MENTAL do homem (MESTRES TÂNTRICOS são mestres DA SABEDORIA)

 

 A doutrina MÂNTRICA é o caminho para a purificação e sublimação do ORGANISMO ASTRAL do homem (MESTRES MÂNTRICOS são mestres DO AMOR e PUREZA)

 

A doutrina YÂNTRICA é o caminho para a purificação do ORGANISMO FÌSICO do homem (MESTRES YÂNTRICOS são mestres DA AÇÃO e  FORTALEZA)

 

Homem

Organismo

Sincretismo

Arquétipo

doutrina

cosmo

Pensamento

Mental

Pais Velhos

Sabedoria

Tântrica

Luz

Sentimento

Astral

Crianças

Amor

Mântrica

som

Ação

Físico

Caboclos

Atividade

Yântrica

Movimento

 


intermediaes2


ENTRECRUZAMENTOS

 

 OXALÁ - A LUZ DO SENHOR DEUS

O Arcanjo Tutor e mediador divino dessa vibração é "Gabarael".

As entidades que se apresentam sob essa vibração não costumam atuar diretamente na mecânica de incorporação, e no grau de Orixá-menor essas entidades se apresentam como " caboclos " , que a partir dos respectivos entrecruzamentos vibratórios se denominam:

Urubatão da Guia ---------------- representante direto de Oxalá

Guaraci ------------------------------ intermediário para Ogum

Guarani ------------------------------ intermediário para Oxossi

Aymoré ------------------------------ intermediário para Xangô

Tupi ----------------------------------- intermediário para Yorimá

Ubiratan ----------------------------- intermediário para Yori

Ubirajara ---------------------------- intermediário para Yemanjá

Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como: ( Caboclo Águia Branca,Caboclo Itinguçu, Caboclo Girassol,Caboclo Nuvem Branca, Caboclo Guarantan,Caboclo Poty e outros).

 E no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utilizados por essas poderosas entidades são: (Caboclo Guaraná, Caboclo Malembá, Caboclo Água Branca, Caboclo das águas Claras, Caboclo Jacutinga, Caboclo Lírio Branco, Caboclo da Folha Branca, Caboclo Ibitan e outros).


Ogum -
 
 O GUERREIRO CÓSMICO PACIFICADOR

O Arcanjo Tutor e mediador divino dessa vibração é "Samuel".

As entidades que se apresentam sob essa vibração atuam constantemente na mecânica de incorporação, e seus trabalhos ativos visam o chamamento ( os clarins de Ogum ) e o abarcamento, buscando restabelecer a fé e a Lei única.

No grau de Orixá-menor, essas entidades se apresentam como " caboclos ", e a partir dos entrecruzamentos vibratórios se denominam:

Ogum de Lei ---------------------- representante direto de Ogum

Ogum Rompe-Mato ------------- intermediário para Oxossi

Ogum Beira Mar------------------ intermediário para Xangô

Ogum de Malé -------------------- intermediário para Yorimá

Ogum Megê ----------------------- intermediário para Yori

Ogum Yara -------------------------intermediário para Yemanjá

Ogum Matinata --------------------intermediário para Oxalá

 Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como:( Caboclo Tira-teima, Caboclo Humaitá, Caboclo 7 Ondas, Caboclo 7 Lanças, Caboclo Icaraí, Caboclo Estrela do Oriente e outros).

 E no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utilizados por essas poderosas entidades são: (Caboclo Espada Dourada, Caboclo do Escudo Dourado, Caboclo Oraí, Caboclo Angarê, Caboclo Karatan, e outros).

 

Oxossi - O CATEQUIZADOR DE ALMAS

O Arcanjo Tutor e mediador divino dessa vibração é " Ismael ".

As entidades que se apresentam sob essa vibração no grau de Orixá-menor , raramente atuam na mecânica de incorporação. No grau de guias e protetores essas entidades depois das de Ogum, constituem na atual fase do movimento umbandista, o segundo maior número de entidades atuantes na mecânica de incorporação.

No grau de Orixá-menor, essas entidades se apresentam como " caboclos ", e a partir dos entrecruzamentos vibratórios se denominam:

 

Arranca-toco ------------------- representante direto de Oxossi

Cobra Coral ---------------------intermediário para Xangô

Tupynambá ----------------------intermediário para Yorimá

Juremá --------------------------- intermediário para Yori

Pena Branca ------------------- intermediário para Yemanjá

Arruda ---------------------------- intermediário para Oxalá

Araribóia ------------------------ intermediário para Ogum

 

Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como: (Caboclo Tupiara, Caboclo Flecha Dourada, Caboclo 7 Estrelas, Caboclo 7 Folhas, Caboclo Folha Verde, e outos).

 E no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utilizados por essas poderosas entidades são: (Caboclo Jupurá, Caboclo Mata Verde, Caboclo Aratan, Caboclo 3 Penas, e outros).

 est_oxossi










Xangô - O SENHOR DIRIGENTE DAS ALMAS

O Arcanjo Tutor e mediador divino dessa vibração é " Mikael ".

 Xangô é o senhor da justiça e da balança kármica na Ordem da Coroa Divina, sendo senhor da balança é também o senhor das almas e por essa razão que, o Arcanjo Mikael ( Arcanjo tutor de Xangô ) conhecido como São Miguel Arcanjo se eternizou na epopéia Lúcifer X Satã que narra a queda dos espíritos do reino virginal.

No grau de Orixá-menor, essas entidades se apresentam como "caboclos", e a partir dos entrecruzamentos vibratórios se denominam:

 

Xangô kaô ------------------------- representante direto de Xangô

Xangô Pedra Preta ------------- intermediário para Yorimá

Xangô 7 Cachoeiras ----------- intermediário para Yori

Xangô 7 Pedreiras -------------- intermediário para Yemanjá

Xangô Pedra Branca ----------- intermediário para Oxalá

Xangô 7 Montanhas ------------- intermediário para Ogum

Xangô Agodô --------------------- intermediário para Oxossi

 Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como: (Caboclo do Sol e da Lua, Caboclo Pedra-Roxa, Caboclo Cachoeira, Caboclo Ventania, Caboclo Rompe Fogo e outros).

 E no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utilizados por essas poderosas entidades são: ( Caboclo Quebra-Pedra, Caboclo Itapiranga, Caboclo Sumaré, Caboclo do Raio, Caboclo Pedra-Verde e outros).

Yorimá - POTÊNCIA REINANTE DA LEI

O Arcanjo Tutor e mediador divino dessa vibração é " Yramael ".

As entidades da vibração de Yorimá no grau de protetor, guia ou até Orixá-menor quando encontram filhos de fé de boa vontade, atuam na mecânica de incorporação e se expressam como pais-velhos, condutores e sábios, que nos orientam como búsulas norteadoras pelos caminhos da vida, e nos medicam no corpo e na alma quando necessitamos .

No grau de Orixá-menor, essas entidades se apresentam como "pretos-velhos", e a partir dos entrecruzamentos vibratórios se denominam:

 

Pai Guiné ----------------------- representante direto de Yorimá

Pai Congo D´Aruanda ------ intermediário para Yori

Pai Arruda ---------------------- intermediário para Yemanjá

Pai Tomé ------------------------intermediário para Oxalá

Pai Benedito -------------------intermediário para Ogum

Pai Joaquim --------------------intermediário para Oxossi

Vovó Maria Conga -----------intermediário para Xangô

 

 Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como: (Pai Chico das Almas,Vovó Angola, Pai João D' Angola, Pai Congo do Mar, Vovó Cambinda de Guiné e outros).

 E no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utilizados por essas poderosas entidades são: (Pai Tibúrcio, Pai Celestino do Congo, Pai Cipriano, Pai João da Caridade, Pai Chico Carreiro, Vovó Barbina e outros).



Yori
 POTÊNCIA MANIFESTADA

O Arcanjo Tutor e mediador divino dessa vibração é " Yoriel ".

 As entidades da faixa de Yori no grau de protetor, guia ou Orixá-menor quando encontram veículos de boa vontade, atuam na mecânica de incorporação e promovem consultas renovadoras que proporcionam alegria e harmonia aos consulentes.

No grau de Orixá-menor, essas entidades se apresentam como "crianças", e a partir dos entrecruzamentos vibratórios se denominam:

Tupãnzinho ------------------ representante direto de Yori

Yariri --------------------------  intermediário para Yemanjá

Ori -----------------------------  intermediário para Oxalá

Yari --------------------------- - intermediário para Ogum

Damião ---------------------- -intermediário para Oxossi

Doum --------------------------intermediário para Xangô

Cosme ------------------------ intermediário para Yorimá

 Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como: (Mariazinha, Chiquinho, Paulinho, Aninha, Ricardinho, Crispim e outros).

 E no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utilizados por essas poderosas entidades são: (Estrelinha D' Angola,  Dominguinho, Dounzinho, Jureminha, Joãozinho da Praia e outros).

 

Yemanjá
  A SENHORA DA VIDA

O Arcanjo Tutor e mediador divino dessa vibração é  " Rafael ".

 As entidades que se apresentam sob essa vibração, assim como as entidades de Oxalá, raramente atuam na mecânica de incorporação pois, trabalham por cima, organizando e dando novos rumos ao movimento umbandista. Nos graus de protetor e guia estas entidades ocasionalmente atuam nos terreiros.

No grau de Orixá-menor, essas entidades se apresentam como " caboclos ", e a partir dos entrecruzamentos vibratórios se denominam:

 

Cabocla Yara ---------------------- representante direto de Yemanjá

Cabocla Sereia do Mar --------- intermediário para Oxalá

Cabocla do Mar ------------------- intermediário para Ogum

Cabocla Indayá -------------------- intermediário para Oxossi

Cabocla Yansã -------------------- intermediário para Xangô

CAbocla Nanã Burukum -------- intermediário para Yorimá

Cabocla Oxum --------------------- intermediário para Yori

 Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como: (Cabocla Cinda, Caboclo do Mar, Cabocla 7 Luas, Cabocla Juçanã, Cabocla Jandira e outros).

E no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utilizados por essas poderosas entidades são: (Cabocla Lua-Nova, Cabocla Rosa-Branca, Caboclo da Praia, Cabocla Jacy, Cabocla da Concha Dourada, Caboclo 7 Conchas e outros).

pretvelh





 


OXY 
Templo de Umbanda Pai Joaquim de Aruanda
R. Nelson Jacks Rosemberg, 286 / 296 Wanel Ville IV 
Sorocaba SP

 

  Site Map